Oxicorte


Oxicorte é uma técnica auxiliar a soldagem, uma aplicação de corte recomendada na preparação das bordas das partes a soldar extensamente usada quando são de espessura considerável. Muito usado para o corte de placas, barras ou outros elementos ferrosos. Neste processo um gás combustível qualquer é usado (acetileno, hidrogênio, propano, ou GLP), cujo efeito é produzir uma chama para aquecer acima o material, visto que como suporte ao gás da combustão sempre tem que ser oxigênio usado a fim causar a oxidação necessária para o processo do corte.
Todo o maçarico de corte requer de duas canalizações: um para o gás da chama ou gás de aquecimento (acetileno, GLP ou outro) e um para o gás de corte (oxigênio). O maçarico do oxicorte aquece a superfície superior do aço com seu combustível da chama, e à abertura da válvula do oxigênio causa uma reação química de oxidação com o ferro da zona afetada, e o transforma no óxido férrico (Fe2O3), que derrete a uma temperatura da fusão inferior ao do aço carbono. Por se tratar de uma reação química de oxidação, o oxicorte não corta aço inox por ser um aço com características anti-oxidação. O aço inox é cortado por outros processos de corte como: corte por plasma, corte por jato de água, corte mecânico por atrito e abrasão.
O processo de oxicorte pode ser manual com o bico do maçarico fazendo 90º com o seu comprimento, ou mecanizado com o 180º entre bico e comprimento. O maçarico mecanizado também é conhecido vulgarmente no setor industrial como "tocha", onde uma máquina CNC de corte de chapas pode ter múltiplas tochas para cortar a mesma peça ao mesmo tempo aumentando a produtividade, diminuindo o tempo de execução, e minimizando os erros humanos de coordenação (ao substituir o maçarico manual pelo mecanizado).

Postar um comentário

0 Comentários