O Micrômetro


O micrômetro é um instrumento que mede com exatidão a espessura de revestimentos na construção civil e têm grande uso na indústria mecânica, medindo toda a espécie de objetos, como peças de máquinas.

O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que a craveira, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico.

Origem do micrômetro

Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples.

Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado palmer.

Em 1890, Laroy S. Starrett patenteou um micrômetro mais aperfeiçoado, utilizando uma tampa para a haste, um módulo que aumentou a velocidade de medição e outras melhorias, o que transformou a versão antiga deste instrumento em uma ferramenta extremamente moderna, que mantém até hoje o mesmo princípio de funcionamento. Laroy S. Starrett é o fundador da Starrett, atualmente uma das maiores fabricantes de ferramentas e instrumentos de medição do mundo, com sede em diversos países .

Princípio de funcionamento

O funcionamento do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável. A circunferência de rosca ( tambor ) é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm.

Nomenclatura

Descrição das principais partes:

  • Arco: é construído de aço especial e tratado termincamente, a fim de eliminar as tensões, e munido de protetor antitérmico, para evitar a dilatação pelo calor das mãos.
  • Isolante térmico: fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.
  • Parafuso micrométrico: é construído de aço de alto teor de liga, temperado, retificado para garantir exatidão no passo da rosca.
  • Faces de medição: Tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planos e paralelos. Em alguns instrumentos, os contatos são de metal duro, de alta resistencia ao desgaste.
  • Bainha: Onde é gravada a capacidade de mediçao do instrumento, sendo esta gravada de 1 em 1mm, e de 0,5 a 0,5mm.
  • Tambor: é onde se localiza a escala centesimal. Ele gira ligado ao fuso micrométrico.
  • Porca de ajuste: Quando necessário, permite o ajuste da folga do parafuso micrométrico.
  • Catraca: assegura a pressão de medição constante.
  • Trava: Permite imobilizar o fuso numa medida predeterminada.

Postar um comentário

0 Comentários